SPECTREMAN (Dublado) – 1971-1972

Supekutoruman (Japão) – 1971-1972
Ação – Sci-fi – Aventura – Fantasia – Horror – Série
Criação: Daiji Kazumine, Tomio Sagisu
IMDb: 7,6 http://www.imdb.com/title/tt0262177/

Image

Série Completa – Dublada – Adicionado Último Episódio

“SUBSTITUÍDO LINK DO EPISÓDIO 63”

Postado por André Lee

DADOS DO ARQUIVO:

Total de Episódios : (63 episódios) Cores.
Duração Média : 25 min.
Qualidade : DVD-Rip
Formato : Avi
Tamanho Médio : 250 MB
Idioma Áudio : Português
Legenda : Não Tem

LINKS:

BÔNUS: ABERTURA DA SÉRIE – VERSÃO AMERICANA

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16 

17 

18 

19 

20 

21

22

23

24

25

26

27

28

29 

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 

42 

43 

44 

45 

46

47

PASSADO DE GLÓRIAS

Muito antes de Power Rangers, muito antes de Flashman muito antes até mesmo de Adão e Eva surgia na TV japonesa o pioneiro dos heróis, aquele que inspiraria muitos a vestir seu uniforme pegar sua espada e combater o mal: Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman). O ano era 1971 e Spectreman nosso super herói android combatia o terrível e hilário meio homem meio macaco Dr, Gori (aqui no Brasil dublado pelo mesmo dublador do Seu Madruga) e seu fiel escudeiro Karas (no Japão se chamava originalmente SÍMIO ESPACIAL GORI). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

Tetsuo Narikawa , que interpretou Kenji “Spectreman” , faleceu no dia 1° de janeiro de 2010 em Tokyo. Narikawa, de 65 anos, tinha câncer de pulmão há alguns anos e lutava contra a doença. Narikawa nasceu em Tóquio no dia 15 de abril de 1944, e era mestre em karatê e judô, e, como se não bastasse foi fundador e presidente da Liga Internacional de Karatê naquele país. Como ator, teve participação em diversas séries de TV em meados dos anos 60, mas ganhou mesmo fama como Spectreman, uma produção da P-Productions (a mesma de Lion Man ) . Após abandonar a carreira de ator, deu aulas de karatê, e curiosamente, sua habilidades de lutas não forma tão exploradas quanto poderiam na produção.

FORMA FÍSICA:

Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:

Forma humana – idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.

Forma robótica – era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.

Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio de Nebula 71 em direção á Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima e esses raios saiam novamente de seu cinturão passando em volta do seu corpo, mudando de cor e mostrando seu corpo humano, seu corpo cibernético e por fim na sua armadura de combate. Podia se transformar também dando um salto mortal no ar ( ele o fez entre os episódios 55 e 63). Porém, quando não possuía mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.

ARMAS

Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se:

Spectre-Flash – a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: “O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele.”

Spectre-Flash Double – é uma disparo duplo do Spectre-Flash ,mas este recurso só foi usado no último episódio (63).

Shuriken – espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Às vezes podem aumentar de tamanho quando arremessadas.

Spectre-Blades – afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço. São capazes de cortar qualquer monstro e e quando ele junta os braços e girando-os em torno de si, essas lâminas viram uma poderosa broca furando o sub-solo e atravessando as rochas mais solidas. Também são usadas como arma de defesa para rebater raios ou outros objetos atirados contra Spectreman ou arma de ataque podendo ser disparadas a distância (recurso este utilizado apenas no episódio 60).

Spectre-Sword & Shield – espada e escudo enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizados apenas no episódio 22).

Spectre-Gun – espécie de super-revólver, também enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizado apenas no episódio 26).

Spectre-Freezer – Ao ser disparado congela um monstro em questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um anel de gelo ).

Outras armas e poderes:

Spectro-Luzes ou Spectro-Visão – acionada quando seus olhos brilham, serve para enxergar através de corpos fechados ou vê-los quando estão invisíveis. Utilizou-a apenas em duas ocasiões nos episódios 17 e 20.

Spectre-Smoke – é uma especie de cortina de fumaça que sai entre as suas mãos é usado para deixar os monstros confusos e sem ação,só foi usado uma vez no episódio 16.

Spectre-Shock – poderoso choque elétrico emitido quando juntadas as palmas de suas mãos, serve para atordoar os monstros afim de se livrar deles quando os mesmos o imobilizam durante o combate corpo a corpo. Utilizado apenas uma vez também no episódio 16.

Spectre-Glue – substância vedante disparada de seus dedos que serve para lacrar objetos principalmente aberturas como portas, janelas, etc. Utilizou-a apenas no episódio 06.

Cruz de Madeira – utilizada no episódio 45, foi construída pelo já agonizante patrulheiro alienígena Halux para que Spectreman destruísse o vampiro espacial Vurdalak, pois segundo o próprio Halux, esta era a única maneira de derrotar o vampiro.

Fator de Auto Regeneração – Spectreman pode se auto-reparar quando sofre algum ferimento ou dano em seu corpo metálico. Para realizar sua regeneração coloca suas mãos na altura de seu tórax e se deita em alguma superfície plana e o processo de cura só estará concluído quando a luz verde em sua testa começa a piscar. Este recurso usou apenas no episódio 04 quando teve suas costas fincadas por um garfo de feno dentro de um celeiro.

Spectre- Fire Extinguisher – é um poderoso jato de água que sai de uma de suas mãos quando acionado é semelhante á um extintor de incêndio,este recurso só foi utilizado no episodio 53.

Spectre-Combined-Flash – Combinação de raios X e R do Spectre-Flash utilizado para curar seres humanos infectados com substâncias altamente poluentes e mortais. Aplicado segundo orientação direta dos Dominantes, também foi usado uma só vez no episódio 06.

Spectre-Flying-Crash – potente golpe aplicado quando está em voo em que se atira pra cima do monstro atravessando-o e fora a fora e desintegrando-o de uma só vez. Foi o segundo golpe usado por Spectreman na série depois do tradicional Spectre-Flash porém assim como outros poderes também foi utilizado apenas em uma única oportunidade no episódio 02.

DEFEITOS ESPECIAIS:

Segundo Tomio Sagísu, houve uma terrível falta de tempo na produção dos primeiros episódios, causados pelas mudanças de última hora pedidas pela TV Fuji. Tanto que o mostro Midron, que aparece no episódio 3, era, na verdade, um reaproveitamento da fantasia utilizada no episódio piloto. Outro monstro também seria repetido: Zeron, do capítulo 4, veio de outro projeto da produtora, Jaguarman (1967).

Com o orçamento muito restrito, a P-Productions teve que improvisar para colocar em prática as histórias criadas pelos roteiristas. As cidades cenográficas eram feitas deisopor e materiais afins. Em uma luta entre Spectreman e algum monstro no meio da cidade de Tóquio, quase sempre ambos acabavam atingindo um prédio, que era destruído – ou quebrado, pois era perceptível a presença das lâminas de isopor branco pintados de cinza.

Outra dificuldade era produzir as explosões. Feitas artesanalmente, era possível perceber que não passavam de um punhado de álcool pegando fogo, como numa churrasqueira.

Produzir os raios de Spectreman, dos monstros e das armas também era problema. Os feixes de luz emanados eram feitos com a técnica de raspagem do negativo do filme para criar um desenho semelhante a um raio, quadro por quadro. Às vezes, o recurso era abandonado e ouvia-se apenas o som do disparo dos lasers das armas.

CURIOSIDADES E DESTAQUES DO ENREDO:

A série trazia uma interessante ambiguidade. Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de invadir e dominar a Terra com um argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a população terráquea para recriar as belezas naturais e, claro, ser o mandachuva do local. Pensando por esse viés, ao defender a Terra dos ataques do inimigo — que criava monstros ecologicamente corretos, pois usava como matéria-prima o lixo reciclado —, Spectreman estaria, mesmo sem querer, defendendo as grandes corporações poluidoras e causadoras do aquecimento global. Na verdade, o herói tinha consciência da triste consequência de suas intervenções. Várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos.

No episódio “O vampiro do espaço”, considerado por muitos como o melhor da série, cujo clima sombrio lembrava muito alguns episódios clássicos do Ultraseven, Spectreman enfrenta Vordalac ( Kyudora, nome original ), uma criatura hematófaga que se alimenta de sangue contaminado. Spectreman recebe ajuda de um outro alienígena, um raluxiano vindo da constelação de Ralux ( Paru, nome original) ,que dedicou sua vida a capturar e destruir Vordalac, mas acabou morrendo na Terra devido a sua debilidade respiratória provocada pela poluição de nossa atmosfera e também por ter sido gravemente ferido por Vordalac. Mas foi graças a ajuda desse raluxiano que Spectreman consegue derrotar a terrível criatura. Curiosidade: foi o único episódio da série em que o Dr. Gori não apareceu em momento algum.

Os episódios 5 e 6 — O exílio de Spectreman — foram escritos por Kazuo Koike, conhecido no Brasil pelo seu trabalho com o famoso mangá Lobo Solitário. Na história criada por ele, o herói desafia as ordens dos Dominantes e se recusa a matar uma família que havia sido abduzida (raptada) pelo Dr. Gori e estava contaminada por poluentes mortais, com risco de infectar toda a população. Como punição pela desobediência, Spectreman é desligado e exilado em outro planeta.

TETSUO NARIKAWA É KENJI:

O ator Tetsuo Narikawa (Kenji) era um carateca experiente, mas esse fato não foi explorado pelos produtores da série. Após abandonar a carreira de ator, Narikawa deu aulas de karatê no Japão até seu falecimento, em 1º de janeiro de 2010. Ele morreu aos 65 anos, vítima de câncer nos pulmões. Foi, inclusive, fundador e presidente da liga nacional japonesa de karatê.

ELENCO E DUBLAGEM:

Muitos dos dubladores da versão brasileira viriam a dublar o seriado Chaves, algum tempo depois. Confira, a seguir, a relação dos personagens e seus respectivos atores e dubladores.

Spectreman foi dublado nos estúdios da TVS e a empresa que foi responsável pela a dublagem foi a extinta Com-Arte- São Paulo.

EPISÓDIOS:

Característica rara até mesmo para as séries mais recentes, as histórias de Spectreman quase sempre eram divididas em dois episódios, chamados, no Brasil, de “Primeira Parte” e “Epílogo”. No final da primeira parte, o narrador chamava a atenção do telespectador para que ele não deixasse de conferir o desfecho da história, que viria a acontecer no capítulo seguinte

ImageImage
ImageImage

ELENCO:

Linda Gary … Walla (1978) (26 episodes, 1971)
Tetsuo Narikawa … Joji (1 episode, 1971)
Kazuo Arai … Ota (1 episode, 1971)
Jiro Dan … Joji (1 episode, 1971)
Kiyoshi Kobayashi … Gori (1 episode, 1971)
Kyoji Kobayashi … Narrator / … (1 episode, 1971)

13 comentários para SPECTREMAN (Dublado) – 1971-1972

  • Ricardo  Disse:

    Agora eu passei mal com essa postagem! Muito OBRIGADO!

    • andre lee  Disse:

      olha o coração olha o coração kkkkkk obrigado pelo comentário abraços

  • camaroon  Disse:

    Todos os episódios estão dublados? 25, 26 e 27?

  • andre lee  Disse:

    estão sim amigo camaroon tenho ele completo dublado abraços

    • Quark o Ferengi  Disse:

      Oi!

      Os episodios 25, 26 e 27 que o amigo Camaroon perguntou, estão todos com audio JAPONES, sem legendas e sem opcao de audio portugues.

      Esses 3 episodios eu nunca achei dublados na net. Voce os tem com audio PORTUGUES?

      Abracos!

      • galoscn  Disse:

        Clássico da infância dos anos 80!!!!Amigo tenho os episodios 25, 26, 27
        legendados!!!

  • marco ramone  Disse:

    Parabéns André!!! Excelente postagem! Espectreman fez parte da minha infância! Detalhe interessante esse que vc expôs sobre a tomada da terra, pela falta de zelo da natureza. Espectreman defendia os interesses das industrias! Mas tb o cuidado com os humanos. Parabéns !Triste em saber que o ator que fazia o Kenji morreu. “As ordens”!!!!!!!

  • rhft  Disse:

    Rapaz, muitíssimo obrigado.

  • wilian rocha  Disse:

    amigo há meses que estou tentando comentar neste site e finalmente conseguir.quero parabeniza-lo pelo site pois este aki realmente de fã para fans.o melhor site que já vi nesses anos todos de varios post.deveria ganhar o oscar de post do brasil.PARABÉNS.

  • allexbizzu  Disse:

    o mais divertido e sinistro!

  • Magus  Disse:

    André Lee obrigado por disponibilizar esse clássico dos anos 80 da TVS!Estou com um problema,tento baixar mas o MEGA dá sempre erro com 99% baixado aparece a mensagem “ERRO DE DECODIFICAÇÃO”.O arquivo pode estar corrompido?Se puder verificar isso agradeço,só falta esse último episódio para eu começar minha “MARATONA SPECTREMAN”!

    • andre lee  Disse:

      Magus é o episodio 63???? ok vou upar de novo e mandar pro Wagner para ele publicar ok abraços

  • lmgo  Disse:

    mt obrigado pelo up!

    aguardando o epi 63 tb. vlw!

Deixe uma resposta