SANGUE DE HERÓI / FORTE APACHE (Dublado) – 1948

FORT APACHE – 1948
FAROESTE
DIREÇÃO: John Ford
ROTEIRO: Frank S., James Warner Bellah
IMDb: 7,6
http://www.imdb.com/title/tt0040369/

DUBLADO

Postado por Gabrig

Formato: AVI
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 990 MB
Duração: 127 min.
Legenda: S/L
Áudio: Português
Servidor: 4shared (Parte única)
Uploader: Gabrig

ATENÇÃO: Para baixar pelo 4Shared é necessário se cadastrar.
Clique aqui e aprenda a se cadastrar no 4Shared.

Parte única: SANGUE DE HERÓI / FORTE APACHE

 

O filme faz referências a episódios sangrentos da guerra da cavalaria estadunidense contra os índios, em especial à derrota do General Custer na Batalha de Little Bighorn e o massacre de Fetterman, em 1866.

Após o fim da Guerra Civil Americana onde combateu e após ter sido adido militar na Europa o veterano e respeitado tenente-coronel Owen Thursday é enviado para o Forte Apache, um posto avançado da cavalaria, até então sob o comando do capitão Kirby York, que já havia igualmente liderado um regimento durante a guerra e estava qualificado para assumir o comando do forte. Mas, para a surpresa do capitão, o posto ficou com o tenente-coronel Owen Thursday, oficial autoritário e inflexível.

Acompanhando o viúvo Thursday vem sua filha Philadelphia. Ela é atraída pelo segundo-tenente Michael Shannon O’Rourke, filho do sargento-major Michael O’Rourke, romance que não é bem aceito pelo pai comandante. Quando começam as tratativas com os índios liderados por Cochise, Thursday começa a cometer erros e a ignorar os avisos do capitão experiente que, apesar de tudo, tenta auxiliá-lo.

Embora o capitão York tentasse convencer Thursday dos erros que estava cometendo, o comandante dá um ultimato aos índios para que regressem à reserva, caso contrário os forçaria pela força das armas. Não surtindo efeito o ultimato, a cavalaria ataca os índios, porém é massacrada por estes, somente restando o pequeno destacamento de York.

CURIOSIDADES

– Forte Apache ficou famoso como o nome do posto militar onde servia o Cabo Rusty e seu fiel cão pastor alemão Rin Tin Tin, numa famosa série de televisão dos anos 50.

– O comandante, considerado arrogante e inexperiente, era um west pointer, egresso daquela famosa academia militar, o que pode ter desagradado algumas autoridades. De certa forma, Ford provavelmente se “redimiria” aos olhos deles e mostraria West Point como um lugar formador de excelentes oficiais no seu filme de 1955, The Long Gray Line (br: A paixão de uma vida), com Tyrone Power e Maureen O’Hara, onde conta a história do instrutor Marty Maher, imigrante irlandes que dedicou sua vida a West Point.

– Foi um dos primeiros filmes a apresentar uma versão mais autêntica e simpática dos ameríndios (apaches neste filme, sioux nas batalhas verdadeiras).

PRÊMIOS

Festival Internacional de Locarno 1948 (Suíça)
Venceu nas categorias de melhor diretor e melhor fotografia preto-e-branco.

John Wayne …. capitão Kirby York
Henry Fonda …. tenente coronel Owen Thursday
Ward Bond …. sargento-major O’Rourke
Shirley Temple … Philadelphia Thursday

# país: EUA
# duração original: 125
# estúdio: Argosy Pictures
# distribuidora: RKO Radio Pictures

4 comentários para SANGUE DE HERÓI / FORTE APACHE (Dublado) – 1948

Deixe uma resposta