PLANETA DOS MACACOS: A SÉRIE (1ª Temporada/Dublado) – 1974

PLANET OF THE APES – 1974
FC – AVENTURA – AÇÃO
EUA
DIREÇÃO: Arnold Laven, Don McDougall, Bernard McEveety, Don Weis
ROTEIRO: Pierre Boulle, Edward J. Lakso, Robert W. Lenski, Art Wallace
IMDb: 7,2
http://www.imdb.com/title/tt0071033/

DUBLAGEM CLÁSSICA – 1ª TEMPORADA – ADICIONANDO…

Postado por Sparrow



Formato: AVI
Qualidade: DVDRip
Tamanho: de 284 MB à 500 MB em média por episódio
Duração: 50 min. em média por episódio
Legendas: S/L
Áudio: Português
Servidor: Uptobox, Br2share (dividido em 2 partes por episódio)
Uploader: Sparrow

COMO BAIXAR PELO UPTOBOX


EPISÓDIO 01: FUGA DO AMANHÃ
UPTOBOX PARTE 01PARTE 02
BR2SHARE PARTE 01PARTE 02

EPISÓDIO 02: OS GLADIADORES
UPTOBOX PARTE 01PARTE 02
BR2SHARE PARTE 01PARTE 02

EPISÓDIO 03: A ARMADILHA
UPTOBOX PARTE 01PARTE 02
BR2SHARE PARTE 01PARTE 02

EPISÓDIO 04: AS BOAS SEMENTES
UPTOBOX PARTE 01PARTE 02
BR2SHARE PARTE 01PARTE 02


Três astronautas voltam de uma missão no espaço e descobrem que viajaram no tempo. Um deles morre na aterrisagem. O planeta Terra não é mais dominado pela raça humana, mas sim pelos símios. No topo da nova estrutura social da Terra estão os orangotangos: legisladores, políticos e sábios. Logo abaixo, veem os gorilas: soldados fortes e ferozes. Os chimpanzés ficam em terceiro plano, cuidando do trabalho pesado e em alguns casos de pesquisas em laboratórios ou como antropólogos e veterinários, estudando os humanos que sobraram. É preciso dizer que os humanos, nesse novo cenário, são escravos e cobaias de experiências






Quando a saga de O Planeta dos Macacos estreou na TV americana, em 1974, muita gente achou que a famosa série do cinema não conseguiria repetir o êxito que teve na telona. A verdade é que a versão para a TV alcançou um público relativamente grande e deu sobrevida a um dos épicos mais importantes da ficção científica moderna. Mas, apesar de ter alcançado sucesso, a série teve apenas treze episódios.
Um dos melhores episódios, talvez o melhor, foi “A Herança”, onde os dois astronautas Burke e Verdon chegam mais próximos de conseguir descobrir o que houve com a civilização humana e, quem sabe, tentar reconstruí-la. Durante sua viagem fugindo da perseguição dos macacos, Burke, Verdon e o chimpanzé Galen acabam encontrando um cidade em ruínas. Os poucos humanos que eles encontram vivem em péssimas condições vagando pelos escombros da cidade. Quando tentam se comunicar com um desses humanos surge uma patrulha gorila. Os três conseguem escapar sem ser vistos pelos gorilas e, depois do perigo ter passado, se deparam diante de um edifício muito antigo que descobrem ser um velho centro de pesquisas científicas de Okland, perto do que fora San Francisco. Dentro do prédio destruído eles encontram, oculto em um cofre escondido pelo entulho, um projetor holográfico bastante avançado que, quando ativado, transmite a imagem de um dos cientistas do instituto com uma mensagem revelando que, naquela cidade, existe outro cofre secreto contendo boa parte do conhecimento humano acumulado ao longo da história. Quando a máquina vai lhes revelar a localização do cofre ela para de funcionar . Verdon e Burke decidem reparar o projetor mas, quando saem do edifício para buscar o que precisam para fazer os reparos , se deparam com a patrulha gorila novamente. Burke e Galen conseguem escapara mas Verdon é capturado e, junto com ele, uma mulher. Os gorilas os prenderam graças a um garoto faminto que havia visto Verdon em fuga e o denunciou em troca de um pedaço de pão.
A partir desse ponto o episódio mostra Zaius e Urko chegando a cidade depois de terem sido avisados da captura de Verdon. É nesse instante que “A Herança” mostra uma de suas principais virtudes, mostrando o relacionamento de Zaius e Urko de uma maneira mais detalhada. Fica claro para o telespectador que os dois agem e pensam de maneiras muito diferentes, apesar de o objetivo de ambos ser o mesmo. Com Verdon nas mãos, Urko pensa em torturá-lo para obter as informações que quer mas Zaius tem outros planos.
Quando Verdon foi capturado a foto de sua família que ele levava consigo foi tomada pelos gorilas e acaba indo parar nas mãos de Zaius. Ele se mostra intrigado com a foto e se pergunta como ela foi feita durante a conversa com Urko. Diante da indiferença desse último Zaius decide expor seu plano. Ele decide fazer uma experiência com Verdon. Zaius acredita que, pelo fato de os humanos serem muito sensíveis sobre assuntos de família, expor Verdon a uma situação que o faça lembrar de sua própria família irá fazê-lo “baixar a guarda” e revelar as informações que ele (Zaius) quer obter. Urko, é claro, não fica nada satisfeito e ainda insiste em seus métodos violentos……mas acaba acatando as ordens de Zaius e manda prender Verdon junto com a mulher e o garoto.
Verdon é colocado junto com a mulher e o garoto em uma mansão abandonada. Os três, naturalmente, começam a se conhecer. Verdon descobre que a mulher, Arn, é viuva de um humano rebelde e o garoto Kraik vivia abandonado pelas ruas da cidade e praticava pequenos furtos. O que Verdon e Arn não sabem é que Kraik havia sido instruído pelos macacos a lhes revelar tudo que Verdon lhe dizia.
Sem saber dos planos de Zaius, Verdon vai estreitando cada vez mais seus laços com Arn e Kraik. Enquanto isso acontece, Burke e Galen conseguem consertar o projetor holográfico.
Por causa de um desentendimento com Verdon, Kraik se revolta e decide contar tudo que o astronauta lhe contou até então para o oficial gorila que é seu contato. Mas Kraik se arrepende do que fez e acaba revelando os planos dos macacos para Verdon. Os três decidem fugir para tentar encontrar Burke e Galen. Eles conseguem escapar e partem direto para o prédio onde o projetor está. Chegando lá descobrem que Burke e Galen já haviam partido. Verdon, então, decide ativar o projetor na esperança de que ele lhe revele a localização do cofre científico e assim encontrar seus amigos. Mas, no exato momento em que a imagem holográfica iria llhe revelar a localização do cofre, Zaius e Urko chegam ao edifício juntos com vários soldados.
Verdon e o outros só têm tempo de se esconder. Zaius consegue ativar o projetor e este finalmente revela a localização do cofre em uma antiga estação ferroviária. Os macacos partem para lá. Verdon acha que não conseguirão chegar a tempo para alertar Burke e Galen mas Kraik lhe conta que existe um caminho mais curto para a estação e os três partem o mais rápido possível.
Os três chegam à estação a tempo de encontrar Burke e Galen lidando com todo o equipamento que encontraram no cofre científico secreto. A sala está repleta de computadores contendo todo o conhecimento da civilização humana. Mas Verdon decide que infelizmente terão que deixar tudo para trás pois Zaius e Urko já estão chegando. Eles só têm tempo de fugir o mais rápido que podem. No momento seguinte Zaius e Urko chegam a estação. Eles encontram a sala de computadores e Zaius não esconde seu desapreço pela civilização humana. Ele ordena que os gorilas destruam tudo mas Urko hesita em cumprir a ordem, achando que o conhecimento que ali existe poderia dar muito mais poder aos macacos. Zaius, claramente impaciente com a ignorância de Urko, prova para ele que seria perigoso ter esse conhecimento em mãos. Nessa cena, fica evidente como Zaius consegue manipular Urko facilmente numa clara demonstração de que como se dão as relações de poder em uma sociedade autoritária. Urko representa o braço armado dessa sociedade que, apesar de seu imenso poder, não passa de um joguete nas mãos do poder muitas vezes exercido por pseudo-intelectuais como Zaius.
Os macacos acabam destruindo o complexo científico mas Verdon e os outros conseguem escapar ilesos. Arn e Kraik são deixados seguros em uma fazenda cuidada por humanos e Verdon, Burke e Galen prosseguem sua viagem.
“A Herança” foi escrito para ser o último episódio da série mas, por razões não muito claras, acabou sendo o quinto episódio exibido. O roteirista Robert Hamner colaborou em várias séries famosas dos anos 60 e 70. Se prestarmos mais atenção vamos ver que os computadores que aparecem nesse episódio são velhos conhecidos nossos que já vimos nos cenários de Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar e outros seriados clássicos. Esse recurso de reaproveitar cenários e equipamentos de outras séries e filmes era relativamente comum na TV americana daquela época. Mas tudo isso é compensado pela boa história de Hamner que soube explorar bem o relacionamento de Zaius e Urko e também o de Verdon com Arn e Kraik dando assim bons momentos para os atores que, sob a direção corretíssima de Bernard McVeety, tornam “A Herança” um episódio cheio de detalhes interessantes que infelizmente não foram melhor aproveitados nos episódios seguintes da série.
Frase memorável: “O homem soube criar tudo isso e fazer tão pouco uso disso” (Galen sobre o conhecimento científico da humanidade).


* Roddy McDowall (Galen – 14 episodes, 1974)
* Ron Harper (Alan Virdon – 14 episodes, 1974)
* James Naughton (Pete Burke – 14 episodes, 1974)
* Mark Lenard (Urko – 11 episodes, 1974)
* Ron Stein (First Gorilla – 11 episodes, 1974-1981)
* Booth Colman (Zaius – 6 episodes, 1974)
* Eldon Burke (Chilot – 5 episodes, 1974)
* John Hoyt (Barlow – 2 episodes, 1974)
* Jacqueline Scott (Kira – 2 episodes, 1974)
* John Milford (Miller – 2 episodes, 1974)
* Martin E. Brooks (Konag – 2 episodes, 1974)
* Pat Renella (Jason – 2 episodes, 1974)
* Bobby Porter (Arno – 2 episodes, 1974)
* Biff Elliot (Orangutan – 2 episodes, 1974)
* William Beckley (Council Orang – 2 episodes, 1974)
* Wayne Foster (Gorilla Sergeant – 2 episodes, 1974)
* Tom McDonough (Macor – 2 episodes, 1974)
* Nick Dimitri (A Gorilla – 2 episodes, 1974)
* Jimmy Stader (Second Gorilla – 2 episodes, 1974-1981)


# título nacional: Planeta dos Macacos
# país: EUA
# título original: Planet of Apes
# gênero: FC
# duração: 50 min (EUA)
# ano: 1974
# estúdio: 20th Century Fox Television
# distribuidora: 20th Century Fox Home Entertainment, Columbia Broadcasting System
# direção: Arnold Laven (3 episodes, 1974), Don McDougall (3 episodes, 1974), Bernard McEveety (2 episodes, 1974), Don Weis (2 episodes, 1974)
# roteiro: Pierre Boulle (18 episodes, 1974-1981), Edward J. Lakso (2 episodes, 1974), Robert W. Lenski (2 episodes, 1974), Art Wallace (2 episodes, 1974)
# produção: Herbert Hirschman, Stanley Hough
# música: Lalo Schifrin, Earle Hagen
# fotografia: Gerald Perry Finnerman
# direção de arte: Archie J. Bacon
# maquiagem: Daniel C. Striepeke, Al Schultz
# edição: Clay Bartels, Axel Hubert Sr., J. Frank O’Neill, William Martin

2 comentários para PLANETA DOS MACACOS: A SÉRIE (1ª Temporada/Dublado) – 1974

  • CLAUDIO...  Disse:

    Caramba q saudade q presentão, parabéns, um dia sei q ei de ver ak a serie Homem de 6 milh, A mulher biônica, vcs são ótimos, obrigado sempre

Deixe uma resposta