MORRE JERRY LEWIS

0 ator e comediante Jerry Lewis morreu aos 91 anos neste domingo (20). Conhecido como “Rei da Comédia”, ele é um dos maiores comediantes de todos os tempos.

O agente do ator confirmou que Lewis morreu nesta manhã em sua casa em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada. Entre junho e agosto deste ano, ele ficou hospitalizado para tratar de uma infecção urinária. Ainda não há informação sobre o que levou à morte do comediante.

A última apresentação de Lewis nos palcos ocorreu no hotel South Point, em Las Vegas, em outubro do ano passado.

Além de influenciar uma geração inteira de comediantes e ser um ícone do riso, Jerry também conduziu causas humanitárias, como seu programa beneficiente anual do Dia do Trabalho para a Associação de Distrofia Muscular, que ele começou a apresentar em 1952. Ele se aposentou do evento em 2011.


Carreira:

Jerry Lewis atingiu o estrelato junto do cantor Dean Martin, com quem atuou a partir de 1946 e formou uma das duplas mais memoráveis do humor americano.


Jerry Lewis e Dean Martin em A Amiga da Onça, o primeiro filme da dupla em 1949.

Dean Martin era o elegante da dupla, especialmente quando cantava, enquanto Jerry Lewis exercia o papel do parceiro imprevisível. Os espetáculos eram totalmente abertos à improvisação.

Após dez anos de sucessos demolidores nos teatros e no cinema, graças a filmes como “O marujo foi na onda” (1952) e “O rei do laço” (1956), em 24 de julho de 1956 Dean Martin e Jerry Lewis fizeram o último espetáculo como dupla no clube Copacabana, em Nova York.

Ainda na década de 1950, Lewis se notabilizou pelas apresentações em clubes noturnos, na televisão e no cinema. Ao longo de cinco décadas de carreira, Lewis estrelou mais de 50 filmes.

O filme mais famoso de Lewis é a comédia “O Professor Aloprado”, de 1963. Protagonizado e produzido por ele, o longa conta a história do atrapalhado professor universitário Julius Kelp. Depois de ser humilhado por alunos e quase demitido da instituição de ensino pelas constantes trapalhadas em que se envolve, Kelp cria uma fórmula que o faz ser elegante, charmoso e bom de papo. Nasce então Buddy Lee.


Cena de O Professor Aloprado

O filme ganhou uma nova versão na década de 1990, quando Eddie Murphy viveu o professor aloprado.

Seu último filme é “A Sacada”, lançado no ano passado (2016).

Também atuou em “Max Rose” (2013), o primeiro filme que ele protagonizou desde “Rir é Viver”, de 1995. Ele interpreta o viúvo Max Rose, que, ao mesmo tempo em que sofre com a perda da esposa Eva (Claire Bloom), investiga uma descoberta que pode acabar com as certezas adquiridas após muitos anos de casado.


Jerry Lewis, left, and Lee Weaver em Max Rose.

Já o penúltimo trabalho de Jerry ator foi o filme brasileiro “Até que a Sorte nos Separe 2”, em que trabalhou com Marcius Melhem e Leandro Hassum. Na época das filmagens, o ator estava com 87 anos.


Jerry Lewis e Leandro Hassum em Até que a Sorte nos Separe 2.

Prêmios:

Ao longo de sua carreira, Lewis ganhou vários prêmios pelas suas atuações, como American Comedy Awards, Golden Camera, o Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice.

Além disso, possui duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Jerry Lewis nunca recebeu um Oscar por sua atuação nas telonas. Ele só foi lembrado pela Academia de Cinema em 2009, quando recebeu um Oscar por seu trabalho humanitário.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/jerry-lewis-morre-aos-91-anos.ghtml

27 comentários para MORRE JERRY LEWIS

  • Sparrow  DISSE:

    Adicionei as tags Jerry Lewis para ficar mais fácil localizar seus filmes publicados aqui no site e também a tag do colega MCLE que publicou vários filmes do ator.

    Infelizmente Jerry Lewis após ter atuado em inúmeros sucessos do cinema que são considerados clássicos da comédia, passou seus últimos anos quase esquecido. Fez várias participações em seriados e filmes, mas nada digno de sua grandeza.

    Parece que uma parte da minha infância morreu com ele.

  • dantweet  DISSE:

    Grande ator. Grande comediante. Ou Vai Ou Racha está entre meus filmes preferidos do gênero. #rip

  • MARCOS F.  DISSE:

    Poxa, Jerry Lewis foi grande presença na minha infância. Muitos sorrisos sinceros e boas gargalhadas provocadas por ele…

    Que descanse em paz.

    • jeronimo indian  DISSE:

      Welcome back, grande amigo……Alegre com sua volta e triste com essa notícia.
      Mas fazer o que? é o final de todos
      o que fica é o rastro que ele deixou…
      muitas coisas boas e obras inesquecíveis!!!

  • Luciano Barbosa  DISSE:

    E , infelizmente a morte com certeza e para todos , e poucos de nos viveremos ate os 91 anos , seja para encher o saco de alguem ou para alegrar assim como fez o Lewis em todos os anos em atividade .. O mundo perde um personagem , um ator fenomenal . Por outro lado ganha uma lenda q jamais sera deixada de lado , por varias geracoes futuras , assim como nos q nao acompanhamos os anos de total sucesso dele nos anos 40,50 e 60 .. Descanse em paz Jerry !!

  • MarcelloQuintela  DISSE:

    Fiz uma rápida conta e dos principais atores/atrizes e outros do cinema, já faleceram 36 até agora. Ano passado foram 57.
    2017 tá terrível!!! #jerrylewis

  • felixcatx  DISSE:

    É com tristeza que eu leio essa notícia… Eu sempre falei para meu afilhado do “gênio” que foi o Jerry Lewis, e as “caras de bocas” que o Jim Carrey fazia em seus filmes, era uma imitação das mil facetas do que foi o Jerry Lewis! Eu vi dezenas de reprises de seus filmes na “Sessão da Tarde” e aqui no “Tela” e alcancei baixar as melhores RMZ com as dublagens originais! Eu hoje com meus 53 anos sinto falta de gênios do naipe do Jerry Lewis. R.I.P.!

  • NildoAlves  DISSE:

    Sei que nesse momento, esse eterno palhaço…está descansando em paz, valeu Jerry!!!

  • The Rockabillie  DISSE:

    O professor foi aloprar no céu.

  • Kowalsky  DISSE:

    O Jerry é um daqueles caras que a gente quer que seja eterno…então que assim seja! Dentro de nossos corações de nossas memórias mais alegres e também aqui no Tela !!!
    Adeus e obrigado por tudo Jerry !

  • Super Thunder-Man  DISSE:

    Cresci assistindo e rindo muito desse grande ator e comediante Jerry Lewis! Era e é simplesmente um gênio em tudo o que fazia! Outro como ele jamais vai aparecer.

  • Super Thunder-Man  DISSE:

    Há um filme polêmico dele rodado em 1972 que nunca foi lançado no cinema cujo título é “The Day the Clown Cried”. Fontes falam que esse filme poderá ser lançado em 2024.

  • Joao Schroeder  DISSE:

    Me diverti muito nas sessões da tarde quando criança e ainda hoje quando vejo os seus filmes, mas a melhor cena que é inesquecível, foi a da máquina de escrever. Não tem melhor. Acho que de nenhum outro comediante.

  • Caio Cesar  DISSE:

    Uma lenda da Sessão da Tarde Clássica não essa porcaria que é hoje. O mundo perde uma lenda da comédia e nós uma parte da nossa infância. Não chorei na morte de meu pai mais Jerry pela alegria que deu a minha vida não deu para conter a tristeza.

  • srpbs  DISSE:

    Poderiam dsponiblizar nessa postagem, ou em outra dedicada, todos os filmes que há no Teladecinema.net e, que ele participou.

    • MARCOS F.  DISSE:

      No topo da página, logo abaixo do título “MORRE JERRY LEWIS”, clica nas tags § MCLE / * Jerry Lewis , e serás direcionado pras postagens existentes…

  • JMAbreu  DISSE:

    Por tudo o que se diga desta “Lenda”, por tudo o que se escalpelize, digo o seguinte: Sinto-me triste, porque o Guerreiro do “Riso” partiu, mas deixou-nos o seu legado que continuará nas nossas memórias. Espero que continue a obra onde estiver, para quando partir-mos um dia, vamos ter a continuidade desse mesmo trabalho. Condolências à família. RIP “Jerry Lewis” 1926*2017 Bem hajas, Jerry Lewis.

  • Julimar  DISSE:

    Jerry Lewis; nos encontraremos no dia da Eternidade e Naquele Lugar Tudo será Alegria !.’.

  • Eliana  DISSE:

    Ontem o mundo ficou mais triste e o céu em festa!

  • geraldopsantos  DISSE:

    cara faleceu tambem Sonny Landham o cara que fez o indio no filme predador , todos tao indo embora irmao ,temos que fazer o possivel pra Deus nos dar a vida eterna pois essa e passageira

  • carlosm42  DISSE:

    Estamos de luto
    O maior comediante de todos os tempos
    Que tristeza .

  • Thiago  DISSE:

    Um gênio do cinema e da comédia. Marcou gerações. Quem cresceu assistindo a Sessão da Tarde nos anos 70 e 80 sabe do que estou falando.

    Ps.: Uma pena nenhuma emissora ter feito uma homenagem a ele. Anos atrás as TVs tinham mais sensibilidade. Lembro de quando Charles Bronson morreu e a Globo programou “Desejo de Matar”. O mesmo ocorreu com Giuliano Gemma, quando a emissora exibiu “O Dólar Furado”. Agora com Jerry Lewis nada foi exibido. Uma pena…

  • Johnahex  DISSE:

    Triste notícia…ri muito com Jerry Lewis,um ator inesquecível,2 filmes que me marcaram muito a ponto de chorar de tanto rir foram : O Meninão e O Rei do Laço…Deus abençoe seus familiares.

  • Moises Rj  DISSE:

    E o mundo vai ficando cada vez mais sem graça. Grande gênio, Lewis…Que Deus o tenha!

  • Mopho Digital  DISSE:

    Um grande ator e comediante. Como todos que cresceram vendo os Festivais Jerry Lewis na sessão ta tarde (onde tbem tinha Elvis), ele fez parte da minha infância e deixou minha vida muito mais alegre com seus filmes! Sem palavras para expressar sua partida. E é uma pena que seus filmes nem passem mais, com isso uma geração inteira nem sabe quem foi Jerry Lewis. Mas nós sabemos e isso que importa!

PARTICIPE DA DISCUSSÃO, MAS ANTES DE COMENTAR CLIQUE AQUI E LEIA NOSSAS REGRAS DE COMENTÁRIOS. Saiba que todos os comentários são moderados, nós nos reservamos o direto de publicá-los ou não. É proibido divulgar endereço de sites, blogs, fóruns que não sejam de parceiros ou de colaboradores do Tela de Cinema. Nós não permitimos a publicação de links de arquivos nos comentários, para colaborar acesse o menu do blog e procure pela opção COLABORE CONOSCO, ou clique aqui. Nós não recomendamos a divulgação de emails nos comentários, faça isso por sua conta e próprio risco.