HOMEM DE FERRO (Dublado) – 1966

IRON MAN – 1966
ANIMAÇÃO – AÇÃO – SCI-FI
CRIADOR: Larry Lieber
IMDb: 6,3 http://www.imdb.com/title/tt0206490/

RMZ – DUBLAGEM CLÁSSICA

Postado por Camaroon

Formato: AVI
Qualidade: DVDRip – RMZ
Tamanho: 140 MB em média
Duração: 17 min. em média
Legendas: S/L
Áudio: Português (Riosom – Marshmallow-Herbert Richers)
Servidor: 4Shared (dividido em partes)
Uploader: Camaroon
Créditos pelo áudio dublado: JOHNAHEX

01 – Duplo Desastre

02 – A Morte de Tony Stark (Dual Áudio)

03 – Último

04 – A Vingança de Mandarim (Dual Áudio)

05 – O Dínamo Púrpura / O Dínamo Vermelho (Dual Áudio) – NOVO

06 – O Falcão Aparece (Dual Áudio)

07 – Se Eu Morrer que Seja Com Honra (Dual Áudio)

08 – O Toupeira Ataca

09 – O Outro Homem de Ferro (Dual Áudio)

10 – Penhasco Fatal (Dual Áudio)

11 – Minha Vida Pela Sua (Dual Áudio)

12 – Surge o Conde Nefárius

13 – O Homem de Ferro e a Condessa

Tony Stark é um industrial e um brilhante inventor. Durante a guerra do Vietnã ele é ferido mortalmente numa explosão, sendo capturado pelos vietcongues ele é obrigado a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura que lhe mantém vivo e também permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

* John Vernon (Iron Man – Tony Stark)
* Peg Dixon (Virginia ‘Pepper’ Potts)
* Paul Soles (Harold ‘Happy’ Hogan)
* Bernard Cowan (The Mandarin)

# título nacional: Homem de Ferro
# país: EUA/ Canadá
# título original: Iron Man
# gênero: animação
# duração: 17 min
# ano: 1966
# estúdio: Famous Studios, Grantray-Lawrence Animation, Marvel Enterprises
# distribuidora: ARP Films
# criação: Larry Lieber
# roteiro: Steve Ditko, Jack Kirby, Stan Lee, Larry Lieber, Johnny Romita
# música: Jacques Urbont

O Personagem:

O Homem de Ferro (Iron Man) é um personagem de história em quadrinhos criado para a Marvel Comics, por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos.

Sua primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 que foi publicada no Brasil em Heróis da TV #100.

Tony Stark é um milionário gênio da engenharia de automação. Durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Stark acabou acidentalmente acionando uma armadilha que explodiu ferindo-o gravemente e lhe deixando estilhaços da bomba no coração. Tony decidiu criar uma arma que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os vietcongues, criando um traje especial, um exo-esqueleto superequipado semelhante a uma armadura.

Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura, e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões dela. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos dos Estados Unidos.

O Desenho:

O desenho do Homem-de-Ferro mostra a história do milionário dos quadrinhos, Tony Stark, que cria uma armadura de ferro para esconder sua verdadeira identidade e lhe conferir super poderes, que o ajudam em sua jornada contra os bandidos. Seu principal adversário no mundo criminoso é o Mandarim.

Stark conta também com a ajuda de sua secretária Pimentinha (que nos quadrinhos é conhecida como Pepper) e de seu assistente Felisberto (nos quadrinhos Happy Hogan).

Produzida originalmente em 1966, a série animada Super Heróis da Marvel trazia os principais personagens dos quadrinhos para à televisão. A série foi ao ar no período de 1 de setembro de 1966 até 1 de dezembro de 1966, com 65 episódios de 30 minutos cada.

As aventuras de cada um dos heróis tinha três segmentos, que duravam cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos). Os segundo e terceiros segmentos apresentavam um resumo do anterior, antes de continuar com a ação, conforme era prática nas histórias em quadrinhos.

Produzido por Steve Krantz (que depois produziria o polêmico longa Fritz, the Cat) para a Grantray-Lawrence Animation, os heróis escolhidos para estrelar o programa foram: Capitão América, Hulk, Namor, o Homem de Ferro e Thor. Cada um deles tinha um programa de meia hora que apresentava três episódios.

A animação era rudimentar e aproveitava praticamente os próprios desenhos feitos para as HQs, os personagens mal se moviam, não andavam, mas deslizavam na tela; nos diálogos só as bocas mexiam; eles tinham apenas piscadas de olhos durante closes e ainda, muitas cenas eram reaproveitadas em vários episódios. Junto com efeitos sonoros de socos, por exemplo, surgiam onomatopéias grafadas na tela como: “Pow!” e “Soc!”.

No Brasil:

O número zero dos heróis da Marvel chegou ao Brasil pela editora Ebal em 1967, através de revistas em quadrinhos vendidas em bancas de jornais e distribuídas nos postos de gasolina da Shell. Tudo fazia parte de uma publicidade para trazer ao Brasil a série animada. Aqui no Brasil o programa recebeu o nome de Clube da Marvel Shell.

Os desenhos, por aqui tiveram 3 dublagens, sendo a primeira a mais cultuada, pois tinha as músicas de abertura dubladas pelo grupo MPB4. Na nossa dublagem a secretária Pepper virou Pimentinha e o assistente Happy Hogan recebeu o nome de Felisberto.

Quando os Heróis Marvel retornaram à TV, em 1975 (Tupi), a abertura brasileira não entrava mais no ar, pois havia se perdido nos arquivos. Assim, o Homem de Ferro passou a ir ao ar com a abertura original em inglês. Em compensação, em 1982, na redublagem, outra letra para a abertura do herói foi composta.

Mesmo com essa quase-animação os desenhos fizeram bastante sucesso no Brasil, com os episódios exibidos também em dois programas muito conhecidos no passado, o programa do Clube do Capitão Aza e o Pullman Júnior.

O desenho voltou às telinhas pelo canal por assinatura Fox Kids, sendo remasterizado digitalmente, resultando numa qualidade incrível de imagem. Já a nova dublagem foi realizada pela Marshmellow, abandonando um pouco aquele charme dos desenhos, mesmo tendo em seu “cast”, grandes nomes da dublagem, como Emerson Camargo (National Kid) e Borges de Barros (Dr. Smith / Perdidos no Espaço).

11 comentários para HOMEM DE FERRO (Dublado) – 1966

  • camaroon  Disse:

    Segunda missão cumprida, serie completa! Aguardem ainda essa semana 5 eps com dual audio adicionada dublagem Herbert Richers

  • camaroon  Disse:

    agora além dos 5 eps com dual audio HR + 2 com dublagem riosom aguardem!

  • Toni  Disse:

    Esse desenho é raro.Vale a pena conferir.Obrigado pela postagem.

  • Johnahex  Disse:

    Show de bola Camaroon!Parabéns!Outra coisa assistir com excelente imagem é uma volta no tempo…

  • Buzao  Disse:

    Excelente trabalho Sparrow.
    resgatou !!!!
    Muito obrigado.

  • camaroon  Disse:

    Moçada, sou eu quem remasteriza esses desenhos e peço a ajuda de vocês para completar a coleção, pois só conseguimos completar o homem de ferro e namor, do capitão américa faltam 2 episódios (11 e 13), do thor faltam 3 (9, 10 e 11) e do hulk faltam 6 (2, 3, 6, 8, 10 e 11), se alguém tiver o audio desses episódios por favor entrem em contato para que eu possa remasterizá-los.

    • MARCOS F.  Disse:

      PARABÉNS MARUJOS CAMAROON E JOHNAHEX PELO RESGATE DAS DUBLAGENS DESTES DESENHOS HISTÓRICOS DA MARVEL.
      ME LEMBRO QUE, QUANDO CRIANÇA, ADORAVA ASSISTI-LOS E HOJE É PURO DELEITE!

      PRA MIM ESTES PERSONAGENS, NÃO TEM JEITO, SÃO ASSIM COMO NESTES DESENHOS. SE OS FILMES NOVOS PRESERVASSEM ESTE VISUAL DOS DESENHOS SERIA MUITO MAIS LEGAL DE ASSISTIR, MAS ENTENDO QUE QUEREM TAMBÉM ATRAIR PRAS BILHETERIAS O PÚBLICO MAIS JÓVEM E POR ISSO MUDAM E MODERNIZAM.

      ABRAÇÃO AMIGOS, E, ESPECIAL PARABÉNS PELA PERSEVERANÇA EM SEU PROJETO MARUJO IRMÃO CAMAROON!

  • Caio Cesar  Disse:

    Adoro estes desenhos espero que consiga completar do Capitão, parabéns magia pura.

  • ocnarb  Disse:

    DESENHOS FANTÁSTICO parabéns ao Camaroon, Johnahex pela dedicação, amor no que faz. Um grande abraço ao pessoal do TELA DE CINEMA e ao 4SHARED também.

  • guinaofwar  Disse:

    Olá, baixei e tentei descompactar com a senha JOHNAHEX deu senha inválida, qual a senha? só baixei o primeiro, tem que baixar tudo? tô na dúvida

Deixe uma resposta