FELIZ ANIVERSÁRIO MARUJOS – 10 ANOS DO TELA DE CINEMA

HOJE, DIA 28 DE ABRIL, O TELA DE CINEMA COMEMORA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA! POR FAVOR, ERGAM TODOS AS SUAS CANECAS DE RUM PARA BRINDAR CONOSCO ESSA DATA HISTÓRICA!

Hoje o Tela de Cinema contém um dos maiores acervos de relíquias do Brasil! É referência e inspiração para muitos outros compartilhadores.

É evidente que nós não somos pioneiros no compartilhamento pois houveram muitos outros antes, mas nós semeamos um ideal que floresceu e se espalhou pela imensidão dos 7 mares internáuticos: o compartilhamento puro, sem nenhum interesse! O compartilhamento abnegado e verdadeiro!

Gostaríamos de agradecer à todos os marujos e marujas que ajudaram a construir o melhor site de compartilhamento de filmes, não só do Brasil, mas de toda a internet.

Nosso muito obrigado a todos os marujos e marujas que colaboram conosco.

Nosso muito obrigado aos marujos e marujas que já colaboraram conosco.

Nosso muito obrigado aos marujos e marujas que visitam o site, aos que participam abrilhantando nosso conteúdo.

Obrigado a todos, que de uma forma ou de outra impactaram na história do Tela de Cinema.

Todos vocês são muito especiais! Todos vocês contribuíram para o sucesso que o nosso Pérola Negra se tornou!!!

E para os curiosos de plantão:

A HISTÓRIA POR TRÁS DO TELA DE CINEMA

(por Sparrow)
 

EM 2007 eu participava do extinto Fórum F.A.R.R.A. (fórum de agrupamento dos revolucionários da rapadura açucarada) de Eudes Honorato, um dos maiores fóruns de entretenimento que o Brasil já viu, uma verdadeira biblioteca de Alexandria. Foi onde aprendi o valor do compartilhamento.

Nessa época eu era um usuário conhecido por Nimitz, decidi colaborar e me tornei um uploader. Com o passar do tempo fui promovido a moderador.

Infelizmente o fórum teve seu fim prematuro em abril de 2010. Ensaiou um retorno e foi derrubado novamente. Hoje ainda existe um fórum em sua homenagem, o A.R.R.A.F.

Eu não queria parar e não iria jogar a toalha. E então, no dia 28 de Abril, criei o blog Tela de Cinema. No princípio fui repostando tudo aquilo que já havia publicado no F.A.R.R.A.


Quem quiser fazer uma viagem no tempo e visitar o antigo tel4.de.cinem4.blogspot.com.br clique aqui

Muitos outros colegas de F.A.R.R.A. arregaçaram as mangas e criaram blogs também. O fórum podia até ter sido derrubado, mas deu espaço para inúmeras ramificações.

Entre essas ramificações, destaco o ainda ativo e extraordinário Cine Space Monster.

Alguns colegas farrista decidiram abraçar a ideia do Tela de Cinema e também participaram do blog. Celina, Acullen, Fonfagu, Carlosm42, Chrisliter, Cartwright, Iron Cross, JhonnyBravo, Saoni, Sirius Black.

Depois de um certo tempo, decidimos em conjunto participar de um outro fórum, especializado em filmes de terror. O fórum Zumbi. Mas o nome não tinha nenhuma relação com a nossa proposta, então nasceu o Fórum HZ (Hora Zero). Muitos farristas se uniram a nós e o resultado foi espetacular, um revival.

Nesse período eu já havia criado mais um o blog, o Pipoca Ala Carte, exclusivo para filmes clássicos, e então me revezava entre as tarefas de administrar os blogs e o fórum.

Não demorou muito, e a caça às bruxas se reiniciou. Tanto o Tela de Cinema, quanto o Pipoca Ala Carte foram removidos (temporariamente) pelo blogger, e depois de alguns alertas foi necessário mudar também o fórum HZ de endereço.

E lá fomos nós, criamos um novo fórum hospedado agora no forumeiros, o Fórum HZ versão 2.0, que durou pouco mais de 3 (três) meses até ser derrubado (Déjà vu).

Foi então que, aconselhado pelo grande e saudoso Cartwright, adotei um novo nick, Sparrow, já que havia claramente uma perseguição ao tal Nimitz.

Incansáveis, sem pensar duas vezes, nos unimos ainda mais e nasceu o Fórum HZ 3.0 (ainda existe, mas está desativado).

Graças a ajuda de uma amiga, Acullen, consegui recuperar o Tela de Cinema e o Pipoca Ala Carte.

Mas o golpe final ainda estava por vir.

No dia 19 de janeiro de 2012, o Megaupload caiu e, junto com ele, milhares de sites, blogs e fóruns. A maioria dos uploaders só usava esse servidor e acabou perdendo todos os seus arquivos. Muitos desistiram.

Eu também perdi centenas de arquivos.

Após uma reunião com a equipe do Fórum HZ, decidimos que era hora de dar um tempo, e aguardar a poeira baixar. O fórum HZ foi desativado.

O reboliço na internet foi tão grande que muitos outros servidores decidiram mudar suas regras, como, por exemplo, o Rapidshare que deletou muitas contas. Mal sabíamos que no futuro o MediaFire e o 4shared também adotariam políticas mais rígidas também, e o resultado vocês já sabem: centenas de novos arquivo perdidos.

Comecei do zero de novo e desta vez optei por desativar o Pipoca Ala Carte. Iria me dedicar somente ao Tela de Cinema.

Como a maioria dos blogueiros só copiavam links e não tinham os arquivos para repor, muita coisa simplesmente desapareceu da rede.

Aos poucos fui compartilhando arquivos que  não se encontravam mais e conteúdo já considerado raro, mesmo antes da queda do Megaupload. Eram arquivos que eu havia upado ou baixado, vários filmes da década de 80, muita coisa que marcou minha infância. Traduzi inúmeras legendas e iniciei meus primeiros trabalhos de remasterização! Não lembro mais qual foi minha primeira RMZ, mas a que mais achei importante na época foi “As Aventuras de Chatran”.

O Tela de Cinema, assim como todos os projetos em que me envolvi, também tinha uma proposta de compartilhamento livre, sem propagandas, sem protetores de link, sem mendigagem, um ideal que praticamente havia se extinguido.

E todos os dias novos blogs e sites surgiam tentando preencher a lacuna deixada. Diziam que eram compartilhadores, mas estavam repletos de protetores de link, propagandas e pedidos de doação, com a célebre frase “ajude a manter a chama do compartilhamento viva”.

O Tela de Cinema era diferente, tudo estava ali de graça e sem frescura. Sempre que podia eu creditava a origem do arquivo, e isso chamou a atenção de muita gente na rede. Sem saber, eu havia conquistado a simpatia de muitos e, surpreendentemente, o respeito de vários colecionadores.

Rafael Zeferino foi o primeiro usuário a colaborar com o blog. Antes dele, somente colegas próximos haviam feito isso.

Outros se propuseram a ajudar (RDMBruxo, Elcioch, Ash J. Willian’s, Leppard e muitos outros) e assim o Tela de Cinema se tornou um blog aberto.

Foi então que alguns membros da hoje extinta comunidade do Orkut Não À Redublagem entraram em contato, e assim muitos arquivos que nunca haviam sido compartilhados passaram a ser disponibilizados gratuitamente para todos. O Não À Redublagem ainda existe, mas sem a massiva participação de outrora.

Eu participava sempre que possível da comunidade e, embora houvessem aqueles que gostavam de mim, outros não nutriam nenhum sentimento positivo. Divulgava sempre que possível as raridades que eram postadas no Tela de Cinema.

Foi então que as “tretas”, as brigas sem razão e as acusações começaram. Como usamos marca d’água em muitas remasterizações, as reclamações eram constantes. Afinal, queriam copiar e levar crédito por algo que não faziam, mas como nosso conteúdo estava carimbado isso não era possível. E haja choradeira!! Também surgiram os primeiros xérox do Tela de Cinema, onde tudo que postávamos era imediatamente plagiado. Eram as primeiras “homenagens” carinhosas. Muitos blogs, sites e fóruns passaram a copiar nosso conteúdo exclusivo sem dar nenhum crédito aos remasterizadores.

Posso dizer que quebramos um paradigma. Após uma campanha de conscientização e muito derramamento de textos, houve o reconhecimento de créditos. Muitos blogueiros mudaram sua forma de pensar. Antes eles apenas copiavam links, mas agora upavam novos arquivos e ajudavam a preservar e manter o que havia se perdido e que aos poucos estávamos recuperando.

O Tela de Cinema cresceu, tornou-se referência e vários novos colaboradores iam chegando.

Abaixo, a lista de colaboradores em 28/04/2020. Esta lista contém os nomes dos amigos que já colaboraram com o site e também dos amigos que ainda colaboram. Agradecemos de coração pela boa vontade desses amigos. COMPARTILHAMENTO É ISSO!

@c3rvo, @roogeraraujo, & GABRIEL &, †devil†, A.A.U.D., abençoado, Adairbsjr, Adão Ribeiro, Adriano, AdrianRS, Afaria2003, Alain, Alainstair, Alexandre Paiva, alexandre relâmpago, Alexandria Filmes, Alexbizzu, Algoz36 , Alvarofc, Alvin, Amanda, Anderson Presto, andersonpresto3, André Lee, André Rampin, Andreav, Anônimo, Any Sousa, ArianoRJ, Arlen, Arrius92, ASDRAD LEE, Ashley J. William’s, Astalavistabayb, Atchiman, Augusto Andrade, Augusto Bisson, Augusto Potcker, AvengerCrazy, Barreson, Basileu, Bebeto Silva, Bei Shaolin, Benneh Carvalho, Benny Brucutu, Bernardo O., Beta Tester, Betocarca, Bigode Michael, BlueBlood, Boycrm70, Brerock, Bruce Lee, Bruna Marzipan, Bruna Marzipan shakjskja, Bruno C., Bruno Fernandes, Brunoh, Bugre Lee , Buzão, byLdo, C.TaxiDriver, Cajufoo, Camaroon, Camilapic, Canalla Anónimo, Capitão Morte, cardozo80, Carl Squall, Carter, Ceara, César Santanna, Cgcarlosgato, Charles Bronson, Charlles Maguire, Cholera, Chris e Benny Brucutu, Cidadaok, Cine Eldorado, Cinebra, Cinéfila, Cintiash, Claudio, Claudio Martins, Claus, Clayton Barbosa, Cleia, CMcarlosmagno6, Colecionador de Cenas, coyoteprada, Cristian, Cropsy, Csmidivirto, D3SIGN3R, Dan, Daniel, Daniel sfd, Danielprozendo, DanielWarner, Danilo Moura, Danilofers, dantweet, Darci Dourado, Dark Alien, Datljs, Decyval, Dene, Dexter30, Diego, Diegofers, Dilhemando Alves, Diogo-wrk, Diuliano H., DJ Bruno Lima, DJ Mayckel, Don Bassione, Don Costa, DoohLima, Douglas M., Douglas R., Douglas Rutkoski, DougTrash, Dr. Gore, Drumond, DVRM, Eddielima, Éderson, Edfilmes, Edilson, Edson, Edson Barros, Eduardo Molinaro, Eduardo Nakamura, EduSC, Edvan Martins, Elcioch, Elvistheking, Emanuelsf, Estranhosemnome, F.B. Cavalcante, Fabiano B. Archetti, Fabitto, Falcão 666, FalconNight, Fantasmagalactus, Farra4Ever, Fcvargas, Fernando, FernandoH, Ferrari, FirefoxBr, Flashback, Flavius Belisarius , Flor de Lyz, FNagato, Fox Logan, FoXx, Francisco, Fred Bravo Pillon, FX22, Gabriela, Gabrig, Gabycarioca, Gage Creed, Gargulatron, Geibner, Gelson, Geraldo, GGomes, Giffu, Gigante das Capas, Gilson, Gilson Carneiro Dias, Giovaniotta, Giovanni Menezes, Gipedeam, Giskroch, Glória, Great Dohko, Guga, Guilherme Henrique, Gustavo Lins, Guthy, Gymtonic, Hart20, Hasta7la7vista7baby, Hector Mayer, HeLi, Helinho Junior , Henriquefilmes, Henson, Hero of Backwoods, Hinotojr, Hiure, Holandês Voador, icmbio, IGC66MGA, Imgs, Itachi, Itachi_RMZ, Itafn, Italodn, Ivo Sena, J. Gonçalo, Jafilho13, Jean, Jef Ferreira, Jeferson Q., Jeff T., Jefferson Silva, jefferson600, Jeffersondasilva600, Jeph Lee, Jeronimo Indian, Jet, Jhonatan28, Jhonnybravo, jimjim, Jiuminho, JMAlmeida, JMMIRANDA, Jô, João Schroeder, Johnahex, Jonas Scandolara, Jordan, José Arlen Peixoto, José Costa, Josquim, JrFilmes, JScript, Juarez, Juarez Alves, Julian, Julian & Mopho Digital, Julimar, Juliobr234, JuLKM, Juninho Torres, Junior Silva, Junior Souza, JVRomanholi, JZ, Kaja, KaTaNa RX, Kelton, Kira, KiraFumetsu, Koringa, Kowalsky, Kravitz, L78, Lancelot, Le Rat Jr., Leal, Lego, LeLe, LeMMy, Leo Lima L.L., Leonardo Nunes, Leppard, Lilbarby, Lival 58, Lobo Vegetariano, Loganbr, Lorenzo Arcanjo, Luan Silva, Lucas B., Lucas Filmes, Lucas Firmo, Luciano Barbosa, Luiz_Henrique_Br, Lukas Korsário, Lumiiller, LuRock, MacGyver, MacGyver_Analógico, Mago do VHS, Malkav, Mandrake, Maninho13, Marc, Marcelo, Marcelo B, Marcelo Lima, Marcelo Mello, Marcelo1927, Marceros, MarcinhoFla, Marcio X, Marcos F., Mário, maroli2008, Marujo Donald, Matheus, Matheus Bonfim, MatheusCallou, Matt689, Matthew, Maupais, Mauricio_PR, Mauro, Mauro Avelino, maxmorrison, MCLE, Menino Cinéfilo, Mentalville, Merlin, Michael Bigode, MichDoug, Mikaela Monaliza, Mike, Minothon, Minus, Miro, Mistress133, MLG666, Mopho Digital, Mr. Caveira, Mr. Sardonicus, MSN, muela777, Murilo Ribeiro, N4N®, Nando, Nelson-Tdc, NEO1993, Neotemper, Nikka, NildoAlves, Nilo Carlos Salgado, Nimitz, O Informante, O-Japa, O-Redimido, OingoBoingo, Olá.Brasil, Outlaw, Padre, Panda, Patrickgt, Paulo Mancini, PauloGuitar, Pedro Amorim, Pedro Benardini, Pegasus, Pepe, Perene, Perséfone, Peta, Phonk1992, pirataria joe, Possessed, Potcker, Praxinoscópio, Quark, o Ferengi, R-Type, Rafael J. Gonçalves, RAMONESOX, Raul Humberto, Rdalsolio, Rdmbruxo, Reaper, Regis AF, Reinaldo, Renan Giorgeti, RFernandes, Ric LionHeart, ricardOwner, Riccelli, Robbymccarter, Roberta Silva, Roberto Alves, Robfonse10, Robinson, robson@mineiro, Rodrigo Martins, roinujramso, Ronaldo1212, Rubeschgo, RuDolF Walker, Rume Dutra, Rushu, S.McQueen, Samedley, Sasfreitas, Scaramouxe, Scarface, Sepultallica, Sisi1988, Sloan, Snake, Sparrow, Spit1701A, Sr. Exclusivo, Studyo54, Substiputo, Super Thunder-Man, Tarkovsky, The Joker, The Night, The Rockabillie, Thiagoeler , Tiago Morato, TimoneiroPerceu, Tom, Tony Montana, Tony Sarkis, Trekkerfan, Tripulante Lúcio, Tupak, Uzumaki Naruto, Vagner Barreto, Vagnernoron, Valdir Long, Valter2112, Venir, Verginiar, Victormetal, Vincent Law, Wagner S, wagscb, WANDO P., WaynEnterprises, Weezy, Willbend, Uilian Cruz, William, William Donato, William Marinho, william_doug, Willian Papp, xandy_jpv, Xaverico, xbmingame, Xokan, Zachary Foxx, Zadoz, Zardoz, Zarref, Zé Marcos, Zelão , Zenn, Zhoro, Zylaum.

Muitos ainda participam no site. Alguns, por razões pessoais, se afastaram, outros optaram por não colaborar mais devido a divergências, e sim, também houveram aqueles que foram afastados por desrespeitar as regras do site, seus colegas, outros remasterizadores e os usuários.

Em outubro de 2013 o Tela de Cinema encerrava sua era no blogspot, sendo derrubado e excluído pelo blogger.

Hoje sei que foi inevitável a queda do Tela de Cinema. A quantidade de visitas diárias era grande e, como nenhuma receita era gerada para o Google, eles não ganhavam nenhum tostão através de adsenses, já que não havia propagandas no blog. Ou seja, o Tela de Cinema era prejuízo para o blogger.

Não demorou muito e logo nos reestruturamos. Em novembro de 2013 o Tela de Cinema renascia, com hospedagem paga e domínio próprio.

Como o Tela de Cinema já havia deixado de ser um site do Sparrow, pois era de todos aqueles que colaboravam e a quantidade de colaboradores só aumentava, ficou impossível administrar tudo sozinho. Foi então que convidei os marujos Marcos F. e Wagner S. a se juntarem ao staff do site. Eram, agora, capitães dessa embarcação.

Uma decisão que se provou acertada, pois logo em seguida precisei me ausentar do site por tempo indeterminado, o que se repetiria no futuro.

Não demorou muito e outro marujo também foi promovido. Desta vez, EdFilmes que se unia à administração.

Novamente precisei me ausentar e rapidinho se passaram dois anos. O crescimento do Tela de Cinema continuou e muitas relíquias foram resgatadas. A equipe administrativa do site realizou um trabalho magnífico.

Novos colaboradores continuavam a chegar, sempre contribuindo com mais conteúdo de qualidade e mais raridades que não se encontravam em nenhum outro site.

Foi necessário implementar uma série de novas regras, que visavam, não só o respeito pelos que compartilham, bem como a segurança de nossa embarcação.

Com o contínuo crescimento do Tela de Cinema, novos marujos seriam convidados para ajudar nas tarefas. O marujo Don Costa se tornaria nosso moderador e ajudaria a administrar o site. Pouco depois, eu e os demais administradores precisamos nos ausentar da administração pelos mais diversos motivos (familiar, profissional, acadêmico, etc), ficando Don Costa a cargo do timão. Mas não ficaria sozinho por muito tempo. A Capitã Any Sousa se juntaria à equipe e colocaria ordem na casa.

O Tela é hoje um dos maiores sites de compartilhamento do Brasil, e digo isso porque aqui se compartilha sem nenhum interesse financeiro. Todos que colaboram fazem isso com carinho e se sentem felizes quando sabem que proporcionaram alegria a outras pessoas.

Nestes dez anos o Tela de Cinema foi torpedeado inúmeras vezes, mas a resiliência e a força de vontade de sua tripulação, de seus marujos, de seus amigos, de uma comunidade que é uma verdadeira família, garantiram que continuasse navegando, mesmo que por mares revoltos ou através de terríveis tormentas. Tudo para garantir que cada fã tenha acesso ao filme que marcou sua infância, à obra que ocupa um lugar cativo na sua história, ou à dublagem que, tal qual uma máquina do tempo virtual, proporciona um vislumbre de um passado que há muito se tornou apenas um fragmento perdido na memória. É por eles que aqui estamos e lutamos. É por eles que o Tela de Cinema navega.

E QUE VENHAM MAIS DEZ ANOS

EQUIPE TELA DE CINEMA – SPARROW, MARCOS F., WAGNER S., EDFILMES, DON COSTA E ANY SOUSA.

113 comentários para FELIZ ANIVERSÁRIO MARUJOS – 10 ANOS DO TELA DE CINEMA

  • Marii  DISSE:

    A minha eterna gratidão ao Tela e a todos os colaboradores 😍

  • ronivon  DISSE:

    Parabéns , desde seu inicio baixo filme até hoje.

  • TexWiller  DISSE:

    Nossa, já faz dez anos que acompanho o site, o tempo voa, parabéns ao TELA e que seja imortal.

  • Adriano33  DISSE:

    Parabens Tela de Cinema, o mundo seria bem melhor se todos praticassem sua filosofia de compartilhar, sem egoismo. Sinto me honrado de pertencer a esse maravilhoso grupo. Que Deus esteja sempre com voces abençoados amigos.

  • jeanoliveira85  DISSE:

    Parabéns e que outros 10 anos venham por aí!!!

  • wiroro  DISSE:

    Parabéns pela vitória nas batalhas. Muitos não sabem a trabalheira que isso dá! Agradeço demais por compartilharem conosco e fico sempre torcendo prá tudo dar certo a pessoas como vocês. Grande abraço e parabéns a todos novamente!

  • Arildo48  DISSE:

    Meus parabéns à vcs que com muito esforço criaram esse site que considero o melhor no que se refere à filmes. Esse mês de maio de 2020 que descobri esse site e tenho só à agradecer pq estou achando filmes que tanto procurava. Agora compartilho os filmes com meus pais que gostavam desses ótimos filmes que não passam mais na tv com ótima qualidade de som e imagem. Estou mostrando para meus filhos pequenos essses filmes de comédia engraçadas e eles tem se divertido vendo esses filmes que marcaram minha infância, tem uma variedade de ótimos filmes. Só tenho à agradecer vcs muito obrigado e que site continue por muitos anos.

  • Genis7  DISSE:

    Amigos/as Administradores/as do blog Tela de Cinema, meus parabéns sinceros!!!
    Quandos filmes descobri aqui!!! Obras que tenho certeza não fosse pela existência de vocês teriam muita dificuldade e talvez nem encontra-se.
    Deus conceda paz, alegrias, saúde e mais vitórias a toda equipe e visitantes deste universo que é o Tela de Cinema!
    Que venham por ai mais longos e gloriosos anos!!!
    Forte abraçço! Deus esteja com todos! ou como é dito em um filme: _ Que a Força esteja com vocês!!

  • eddielima  DISSE:

    Continuarei colaborando com as raridades, não deixaremos a memória da TV e Cinema morrer.

  • Tigodao  DISSE:

    sem comentarios… linda historia e otimos filmes… melhor blog… vida longa

  • Bruno Phernandes  DISSE:

    Parabéns e Vida Longa, meu querido Tela! Serei eternamente grato por ter achado esta comunidade. Espero que seu legado perdure por muitos e muitos anos!
    Feliz aniversário atrasado mas de coração ♥

  • MaVe  DISSE:

    parabens a todos que fazem e fizeram o tela como e hoje e desde seu comeco, parabens a dias e noite em claro pra sempre entregar conteúdos de primeira sempre com qualidade e dedicação, aplausos e muito obg, continuem a jornada.

PARTICIPE DA DISCUSSÃO, MAS ANTES DE COMENTAR CLIQUE AQUI E LEIA NOSSAS REGRAS DE COMENTÁRIOS. Saiba que todos os comentários são moderados, nós nos reservamos o direto de publicá-los ou não. É proibido divulgar endereço de sites, blogs, fóruns que não sejam de parceiros ou de colaboradores do Tela de Cinema. Nós não permitimos a publicação de links de arquivos nos comentários, para colaborar acesse o menu do blog e procure pela opção COLABORE CONOSCO, ou clique aqui. Nós não recomendamos a divulgação de emails nos comentários, faça isso por sua conta e próprio risco.