A MERCADORA DE FELICIDADE (Legendado) – 1958

THE MATCHMAKER – 1958
COMÉDIA – ROMANCE
DIREÇÃO: Joseph Anthony
ROTEIRO: Thornton Wilder, John Michael Hayes
IMDb: 7,0
http://www.imdb.com/title/tt0051913/

LEGENDADO

Postado por Claus

 

Formato: AVI
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 1,45 GB
Duração: 96 min.
Legenda: Português
Áudio: Inglês
Servidor: Mega
Uploader: Claus

 

FILME (MEGA): A MERCADORA DE FELICIDADE

 

Em Yonkers, Dolly “Gallagher” Levi (Shirley Booth), uma casamenteira “profissional”, planeja se casar com Horace Vandergelder (Paul Ford), um rico comerciante. Ele por sua vez articula se unir com uma chapeleira de Nova York, Irene Molloy (Shirley MacLaine). Dolly mostra a Horace a foto de uma jovem muito sensual, que supostamente se chama Ernestina Simple. Além disto Dolly acrescenta, pois sabe que Vandergelder é sovina, que “Ernestina” faz suas próprias roupas, come muito pouco, cozinha bem e já é independente financeiramente, apesar de ter apenas 20 anos. Vandergelder fica interessado em conhecer “Ernestina”, então ele e Dolly vão para Nova York, pois Horace planeja jantar com “Ernestina” e se encontrar com Irene. Cornelius Hackl (Anthony Perkins), um empregado de Horace, fica irritado com seu patrão, pois foi promovido mas isto não lhe rendeu um dia de folga ou um centavo de aumento. Hackl provoca um acidente, para ser obrigado a fechar a loja, e decide também ir à Nova York junto com Barnaby Tucker (Robert Morse), seu melhor amigo. Em Nova York Cornelius e Barnaby por acaso entram na chapelaria onde Irene trabalha, com os dois se fazendo passar por jovens muito ricos. A conversa flui animadamente, mas então Irene conta que conhece Vandergelder e logo ele estará na loja para visitá-la. Foi ela dizer isto e Barnaby viu Horace e Dolly do outro lado da rua. Isto faz Hackl e Tucker se esconderem e, quando as visitas chegam, Irene, sem saber o que está acontecendo mas usando o bom senso, leva Horace e Dolly para seu escritório, para dar a Hackl e Tucker a chance de fugirem. Eles não aproveitam a situação, pois gostaram conhecer Irene, mas são descobertos por Dolly, que nada conta para Horace. Mas algumas confusões fazem Irene contar que conhece um jovem milionário, Cornelius Hackl. Isto faz Horace rir, pois afirma que Cornelius é seu empregado. Dolly então fabrica uma explicação, dizendo que Cornelius vem de uma rica família, que começa por baixo e depois toma o negócio. Outras confusões fazem Vandergelder descobrir que têm dois homens na loja, mas não consegue ver seus rostos. Isto é o suficiente para ele romper com Irene, o que ajuda os planos de Dolly e Cornelius, que está apaixonado por Irene. Ela por sua vez acredita que Cornelius seja mesmo um milionário e, por ele ter causado uma confusão ela exige que ele a leve e também sua amiga Minnie Fay (Perry Wilson) no Harmonia Gardens, um restaurante muito fino e caro. O problema é que Hackl e Tucker não têm a menor idéia de como vão pagar a conta.

*The Matchmaker [A Mercadora de Felicidade (título no Brasil) ] é um filme estadunidense de 1958, do gênero comédia, dirigido por Joseph Anthony e estrelado por Shirley Booth e Anthony Perkins. O elenco recebeu elogios da crítica, principalmente Shirley Booth, que retornava da Broadway para fazer seu único papel cômico no cinema.

*O filme é baseado na peça homônima de Thornton Wilder. A peça, um sucesso de 1955, era uma revisão da malsucedida The Merchant of Yonkers que o autor levara aos palcos em 1938 e que era inspirada na comédia vienense Einen Jux will er sich machen (1842), de Johann Nestroy, por sua vez baseada na farsa inglesa A Day Well Spent (1835), de John Oxenford. A peça ganhou uma versão musical em 1964, com o título de Hello, Dolly!, que foi filmada em 1969, sob a direção de Gene Kelly e tendo Barbra Streisand e Walter Matthau nos papéis principais.

Shirley Booth … Dolly ‘Gallagher’ Levi
Anthony Perkins … Cornelius Hackl
Shirley MacLaine … Irene Molloy
Paul Ford … Horace Vandergelder
Robert Morse … Barnaby Tucker
Perry Wilson … Minnie Fay
Wallace Ford … Malachi Stack
Russell Collins … Joe Scanlon

 

# país: EUA
# duração original: 103 min.
# estúdio: Don Hartman Productions
# distribuidora: Paramount Pictures…

 

4 comentários para A MERCADORA DE FELICIDADE (Legendado) – 1958

  • Nanico  Disse:

    Caramba Claus um filme da época em que Anthony perkins atuava em filmes de Comédia !

    • Claus  Disse:

      Você viu só Nanico, eis que fomos surpreendidos novamente…kkk

      Mas Anthony Perkins é um ótimo ator. Quem o vê em “Psicose” e nesta comédia romântica, dificilmente acredita que seja o mesmo ator.

      To negociando um outro filme com ele, desta vez um drama. Assim que o tiver, vou lançá-lo aqui. Nem vou dizer qual porque, vai que não consigo 🙁

      Boa sessão amigo 😉

  • farra4ever  Disse:

    Obrigado.

  • Willian Papp  Disse:

    Norman Bates fazendo comédia parece interessante, no mínimo, inusitado. Merece ser assistido.

Deixe uma resposta